Caminho de Santiago 2018

Desde há seis anos, o grupo de EMRC do Colégio de Lamas proporciona uma experiência ímpar aos alunos do ensino secundário: o Caminho de Santiago. No princípio do 3ªperído e quando a primavera começa a manifestar-se em todo o seu esplendor, durante 5 dias, o grupo de professores e alunos fazem cerca de 120 quilómetros pelo Caminho Português ou pelo Caminho Francês.

Este ano, entre os dias 18 e 22 de abril, 37 alunos, 4 ex-alunos e 9 professores farão o Caminho Francês, desde Sarria até Santiago de Compostela.

Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo sepulcro se encontra na Catedral.

O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por milhares de pessoas de todo o mundo, todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade em 1993.

As palavras são pobres e insuficientes para expressar tudo quanto se vive nestes cinco dias. Foi a Dra.Daniela Rodrigues a principal mentora e dinamizadora deste projeto durante vários anos. Ficou a semente que continua a dar frutos.

Tudo começa uns dois meses antes quando muitos alunos aceitaram o desafio de pensar a sério neste projeto e escrevem uma carta dizendo as razões pelas quais queriam fazer o Caminho. Muitos foram os chamados mas apenas um grupo é o selecionado. Não porque fossem os melhores mas porque o Caminho misteriosamente os escolheu.

Cinco dias de crescimento interior que jamais será esquecido. Cinco dias de descoberta de si mesmo, do outro e de Deus. Cinco dias de luta contra os obstáculos e combate contra o desânimo. Cinco dias de despojamento total e de acolhimento das coisas simples da vida, da pessoa e da natureza. Cinco dias de desprendimento e concentração no essencial.

Deste Caminho desejamos regressar, como se dizia dos peregrinos medievais, com “um canto nos lábios e uma estrela na fronte.”