Depois do sucesso da primeira edição, realizada no passado dia 22 de março, o novo Torneio Solidário "Os Resistentes" decorrerá no dia 26 de abril, desta feita tendo como modalidades o Andebol (manhã) e Basquetebol (tarde). Esta iniciativa dos alunos dos Cursos Profissionais do Colégio, com a organização da Prof.ª Mariana Oliveira, tem como objetivo angariar receitas para o Serviço de Pediatria do IPO do Porto.  Estes donativos serão entregues na manhã do dia 5 de maio, integrado num conjunto de atividades com a presença de voluntários, pais, crianças e médicos da Pediatria do IPO do Porto.

Inscrições ………………………….... de 19 de março a 10 de abril

Calendário Exames …………..………………..…...…… 11 de abril

Afixação das matrizes ……….………………....……….. 18 de abril

Realização das Provas …...………………………..…….. 27 de abril

Afixação dos Resultados …….......……….…...….……... 4 de maio

Esta época destina-se apenas a alunos que já frequentaram o 12º ano e pretendam concluir o curso.

Calendário de Exames:

Data: 27 de abril | Hora: 09:30  | Sala: 48 (Bloco III)

• Eletricidade/ Eletrónica - módulos 8, 11 e 13;
  • Sistemas Digitais - módulo 7;
  • Automação e Comando - módulo 7;
  • Matemática - módulo A10.

Consulte as matrizes aqui.

Se vais realizar Exames Nacionais este ano letivo consulta o Guia Geral de Exames de 2018

Informações importantes: download aqui.

Estão abertas as pré-inscrições de alunos de outros estabelecimentos de ensino, para os Cursos Profissionais, no período compreendido entre o dia 26 de março e o dia 18 de maio. As pré-inscrições realizam-se presencialmente nos Serviços Administrativos do Colégio, através do preenchimento de um formulário

Os cursos profissionais no Colégio de Lamas sempre se pautaram pela qualidade do ensino ministrado. Por essa razão, o Colégio goza de um prestígio elevado, o que permite que os  seus alunos sejam reconhecidos, no mercado de trabalho, como técnicos de qualidade. Mais informações aqui.

Decorreu no passado dia 23 de março, a Taça AEEP em Futsal. A classificação desta Taça foi a seguinte 1.º Centro de Estudos de Fátima (Fátima), 2.º Colégio de Lamas, 3.º Real Colégio de Portugal (Lisboa), 4.º Colégio Planalto (Lisboa) e 5.º Colégio dos Cedros (V. N. de Gaia).

Em iniciados a classificação do torneio foi a seguinte: 1.º Colégio de Lamas, 2.º Colégio dos Cedros (V. N. de Gaia) e 3.º Academia de Música de Santa Cecília (Lisboa).

Um grupo de 30 alunos do nosso Colégio, acompanhados pelos Professores Fernando Vicente e Carlos Nunes, iniciaram no dia 23 uma viagem à Alemanha, visitando Frankfurt, Colónia, Darmstadt e Rust. Especial destaque para a visita à ESA - Agência Espacial Europeia, em Darmstadt com visita guiada. O regresso será no dia 27 de março.

Desde há seis anos, o grupo de EMRC do Colégio de Lamas proporciona uma experiência ímpar aos alunos do ensino secundário: o Caminho de Santiago. No princípio do 3ªperído e quando a primavera começa a manifestar-se em todo o seu esplendor, durante 5 dias, o grupo de professores e alunos fazem cerca de 120 quilómetros pelo Caminho Português ou pelo Caminho Francês.

Este ano, entre os dias 18 e 22 de abril, 37 alunos, 4 ex-alunos e 9 professores farão o Caminho Francês, desde Sarria até Santiago de Compostela.

Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo sepulcro se encontra na Catedral.

O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por milhares de pessoas de todo o mundo, todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade em 1993.

As palavras são pobres e insuficientes para expressar tudo quanto se vive nestes cinco dias. Foi a Dra.Daniela Rodrigues a principal mentora e dinamizadora deste projeto durante vários anos. Ficou a semente que continua a dar frutos.

Tudo começa uns dois meses antes quando muitos alunos aceitaram o desafio de pensar a sério neste projeto e escrevem uma carta dizendo as razões pelas quais queriam fazer o Caminho. Muitos foram os chamados mas apenas um grupo é o selecionado. Não porque fossem os melhores mas porque o Caminho misteriosamente os escolheu.

Cinco dias de crescimento interior que jamais será esquecido. Cinco dias de descoberta de si mesmo, do outro e de Deus. Cinco dias de luta contra os obstáculos e combate contra o desânimo. Cinco dias de despojamento total e de acolhimento das coisas simples da vida, da pessoa e da natureza. Cinco dias de desprendimento e concentração no essencial.

Deste Caminho desejamos regressar, como se dizia dos peregrinos medievais, com “um canto nos lábios e uma estrela na fronte.”

Com a organização da Prof.ª Mariana Oliveira e a participação dos alunos dos Cursos Profissionais do Colégio, realizou-se no dia 22 de março o Torneio Solidário "Resistentes". Resistentes é o nome da equipa de futebol do Serviço de Pediatria do IPO do Porto, serviço para o qual reverteram todas as receitas da participação dos alunos. Os jogos tiveram lugar no novo relvado sintético do Colégio. A classificação foi a seguinte: 1.º Mangalhões, 2.º Facada na Testa 3, 3.º Unidos pela Bola e 4.º Moustache.