Gala dos Afetos - Básico:

Gala dos Afetos - Secundário:

Exposição "Os Caminhos dos Afetos":

Cronograma:

Inscrições ……..…….…..….…. de 15 a 20 de novembro de 2017

Calendário Exames …………………………..…...…… 21/11/2017

Afixação das matrizes ……….………………..……….. 27/11/2017

Realização das Provas …........……….. de 4/12/2017 a 6/12/2017

Afixação dos Resultados …….......……….…….……... 13/12/2017

Calendário de Exames:

• Práticas Oficinais (módulo 12), 04.12, 09:30, sala 48
  • Sistemas Digitais (módulos 5 e 7), 04.12, 09:30, sala 48
  • Eletricidade / Eletrónica (módulos 8, 9 e 13), 05.12, 09:30, sala 48
  • Tec. Aplicadas (módulos 6 e 7), 06.12, 09:30, sala 48
  • Matemática (módulo A8), 06.12, 09:30, sala 48
  • Automação e Comando (módulo 7), 06.12,  09:30, sala 48
  • PAP 12.º MM - a combinar com o Diretor de Curso

No dia 27 de novembro decorrerão as eleições para a Associação de Estudantes do presente ano letivo. As listas e respetivos candidatos a Presidente sáo:

• Lista G - Salomé Alves (12.º B);
  • Lista P - Adelaide Pinto (12.º Turismo);
  • Lista U - Samuel Oliveira (12.º D).

No dia 17 decorreu, no Auditório, o debate entre as listas e, durante esta semana, decorrerá a Campanha Eleitoral nos intervalos.

O Colégio de Lamas, na implementação do seu projeto educativo, propõe aos alunos muito mais do que a tradicional transmissão do conhecimento. Pretende proporcionar-lhes a possibilidade de construírem o seu próprio conhecimento, desenvolvendo competências como a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a liderança, a comunicação, a colaboração, a flexibilidade e a adaptabilidade.
Neste sentido, seguindo as propostas do “Future Classroom Lab”, criado pela European Schoolnet e sob orientação da Direção Geral da Educação – Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), criamos dois ambientes educativos inovadores, formados por seis diferentes espaços de aprendizagem. Cada espaço coloca a tónica numa competência de aprendizagem específica, explorando-se os elementos essenciais na aprendizagem do século XXI: os novos papéis e novas as competências de alunos e professores, as metodologias ativas de aprendizagem, as tecnologias digitais e as tendências da sociedade e da economia que determinam os novos rumos da educação.

Visite a página da Oficina de Trabalho Orientado aqui.

No dia 16 de novembro teremos a celebração do Dia da Filosofia no Colégio. A partir das 09:30, no Auditório António Joaquim Vieira, ocorrerão diversas atividades, com destaque para a conferência "Vida e Morte", com a presença do ensaísta e filosofo Manuel Curado.

Fazer caminho é o desafio temático da EMRC para este ano letivo. Aprender a caminhar a vida com o calçado dos Valores é a aventura educativa que queremos trilhar.

Uma existência com GPS que assuma projetos de vida com ideais e onde os afetos encham as mochilas das nossas viagens e orientem os passos essenciais dos itinerários a seguir.

Por uma Educação Afetiva e Sexual integral e saudável que promova a felicidade e a realização pessoal e social.

A Semana dos Afetos, de 20 a 24 de novembro, contará com diversas atividades, das quais se destacam:

GALAS DOS AFETOS

‘Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho’ (Mahatma Gandhi)

Auditório António Joaquim Viera

- 10º e 12ºano: 21 de novembro: 09.30-10.30

- 5º, 6º, 7º e 8ºanos: 23 de novembro: 09.30-10.30

Exposição ‘O CAMINHO DOS AFETOS’

- Decoração de uma Caixa de sapatos (9º e 11ºano)

Átrio da Secretaria.

Construção de uma parede com as caixas junto aos vidros.

‘Aquele que quer aprender a voar um dia, precisa primeiro aprender a ficar de pé, caminhar, correr, escalar e dançar’ (Friedrich Nietzsche)

- Decoração de dois pares de sapatos (Todas as turmas EMRC)

Parede exterior do Pavilhão Desportivo.

Sapatos dependurados na cobertura.

‘Antes de me acusares, criticares ou explorares, anda uma milha nos meus sapatos’ (Elvis Presley)

A turma do 12.º ano de Turismo foi mais uma vez responsável por animar o dia de Halloween no Colégio. Este ano apresentaram, nos intervalos maiores da manhã e da tarde, uma coreografia que percorreu alguns dos espaços da escola.